A Universidade

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi fundada em 1968 e foi a primeira instituição federal de Ensino Superior instalada no interior do Estado de São Paulo. A Universidade se destaca pelo alto nível de qualificação de seu corpo docente: 96,1% são doutores ou mestres e 95,81% dos professores desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão em regime de dedicação exclusiva.

A Universidade possui quatro campi: São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino.

O Campus São Carlos possui 300 laboratórios, uma biblioteca, um ambulatório, dois teatros, nove anfiteatros, 12 auditórios, um ginásio, um parque esportivo, sete quadras, duas piscinas, um restaurante universitário, quatro lanchonetes, 124 salas de aula e 672 vagas internas e externas de moradia estudantil.

O Campus Araras conta com 28 laboratórios divididos entre ensino e pesquisa, 22 salas de aulas, uma biblioteca, um ambulatório, um anfiteatro, uma quadra, um núcleo de esportes aquáticos, um restaurante universitário, uma lanchonete e 33 vagas externas na moradia estudantil.

Já o Campus Sorocaba possui 44 laboratórios, uma biblioteca, um ambulatório, dois auditórios, uma quadra esportiva, um restaurante universitário, uma lanchonete, 29 salas de aula, um campo de futebol com pista de atletismo e 80 vagas externas de moradia estudantil. O Campus Lagoa do Sino, criado em 2014, tem quatro laboratórios, uma biblioteca, um restaurante universitário, uma lanchonete e duas salas de aula.

O Campus Lagoa do Sino, criado em 2014, tem quatro laboratórios, uma biblioteca, um restaurante universitário, uma lanchonete e duas salas de aula.

Os 48 departamentos acadêmicos da Universidade estão divididos em oito centros: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências em Gestão e Tecnologia, Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade, Ciências Exatas e de Tecnologia, Ciências Humanas e Biológicas, Educação e Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

A UFSCar oferece 62 cursos e um total de 2.757 vagas na graduação presencial. Além disso, conta com 47 programas de pós-graduação, oito cursos de mestrado profissional, 41 de mestrado acadêmico, 27 de doutorado e 95 cursos de especialização. No escopo da extensão, a UFSCar oferece 1355 atividades de extensão e 311 programas. Oferece, também, 94 Atividades Curriculares de Integração (Aciepes).

Há, no total, 24.825 alunos matriculados na Universidade: 12.338 de graduação presencial; 1.584 de educação a distância; 369 são alunos de mestrado profissional; 1.915 de mestrado acadêmico; 1.690 de doutorado; e 6.929 de especialização.

Em 2014, a UFSCar obteve a 18ª colocação entre as 300 universidades da América Latina incluídas no ranking elaborado pela Quacquarelli Symonds (QS). A instituição obteve 82 pontos na avaliação geral e é, portanto, considerada a 10ª melhor instituição brasileira.

Fonte: UFSCar

Clique aqui para visualizar o Mapa do campus São Carlos!

Para mais informações sobre o curso de Ciências Biológicas acesse o novo site.